trainmaniac 24/10/2018

Após um interregno mais longo que o habitual, voltamos aos números especiais da Trainspotter com uma edição verdadeiramente especial. Com a proposta e a contribuição maioritária de David Clough, um dos maiores fãs das inglesas Class 50 e das nossas 1800, trazemos uma edição consagrada às incríveis locomotivas English Electric de 2700 cavalos, que celebram este ano o seu 50º aniversário.

As poderosas locomotivas diesel de fabrico inglês, as únicas alguma vez aptas a 140 km/h no nosso país, desempenharam um importante papel no corredor internacional da Beira Alta, mas foi no Sul do país que acabaram por escrever as suas melhores páginas de história, onde acumularam prestações de excepção e uma vitalidade que lhes valeu um estatuto lendário nos nossos caminhos de ferro.

Com uma longevidade que superou claramente as suas irmãs inglesas (as Class 50), de que descendem quase directamente, as 1800 acabaram por cessar serviço no início do novo milénio. Do lote de dez locomotivas, sobreviveu a locomotiva 1805, actualmente pertença do Museu Nacional Ferroviário e que aguarda revisão para voltar aos carris.

Este número conta com numerosas colaborações, que emprestam a esta Trainspotter um valor distinto, tão distinto como a carreira destas fabulosas locomotivas merece.

Este número abarca toda a carreira das locomotivas, desde a especificação técnica e objectivos da compra até à retirada de serviço, destacando-se as características técnicas e funcionamento das locomotivas, a “carreira” muito particular que tiveram ao serviço de comboios especiais do grupo PTG e ainda um artigo do Museu Nacional Ferroviário sobre a 1805.

Como sempre, a venda é assegurada pela APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro, sendo os seus lucros orientados para os projetos de preservação e desde logo, atualmente, o restauro da automotora Nohab 0111 do Museu Nacional Ferroviário. A pré-venda iniciou-se entretanto e oferece o habitual preço promocional de 9,90€ e garantia de disponibilidade, estando em curso até 30 de Novembro de 2018.

A revista pode ser comprada na loja online da APAC: https://www.caminhosdeferro.pt/loja/

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Mostrar botões
Esconder botões