Regras do Fórum Portugal Ferroviário

Regras, sugestões, críticas, pedidos de ajuda dos utilizadores e informação sobre o Portugal Ferroviário. Espaço para produções dos utilizadores do fórum, ligações, livros, etc.
Bloqueado
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 12057
Registado: 28 Dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

10 Mar 2010, 15:35

Bem-vindo ao Fórum Portugal Ferroviário.

Este é um espaço gratuito onde se pretende promover e manter discussões e troca de conhecimentos sobre a Ferrovia em Portugal e o convívio entre pessoas que partilham este interesse.

Presentemente, o fórum Portugal Ferroviário está estruturado do seguinte modo:

Sala de Espera Operação Ferroviária Caminho de Ferro em Portugal Modelismo Gostaríamos que se familiarizasse com estes fóruns e seus conteúdos de modo a participar no local mais indicado. Esperamos, assim, manter a "casa" sempre arrumada e, melhor ainda, sempre facilmente acessível a quem procurar conteúdos.

Agradecemos agora que dispense mais alguns minutos a ler atentamente as regras de conduta que listamos em baixo.

Regras do Fórum Portugal Ferroviário
  • 1. Apresentações
    • a) É obrigatória a apresentação a todos os utilizadores do Fórum Portugal Ferroviário.

      b) Cada utilizador deverá assim proceder à sua apresentação criando um tópico, cujo título deverá ser o Nome de Registo do utilizador, no fórum Apresentações. Aí, deverá falar brevemente sobre si, indicando-nos quer seja a idade, profissão, o motivo que o levou a registar ou outro assunto que julgue de interesse. Por defeito, o utilizador só tem acesso a esta secção, devendo apresentar-se para ver o resto.

      c) Só depois de efectuada a apresentação, e devidamente verificada pela administração, será concedida permissão para aceder a todos os restantes espaços do fórum, não havendo qualquer prazo previsto para a validação de cada processo individual.

      d) Não é permitido o acesso de utilizadores ao fórum através de contas falsas.
    2. Participação Mínima
    • a) Este Fórum tem princípios mínimos de participação dos seus utilizadores.

      b) Deste modo, se um utilizador:
      • ... não tiver nenhum comentário além da Apresentação ao fim de duas semanas após o registo;
        ... não tiver feito mais que três comentários, excluindo a Apresentação, durante o primeiro mês após o registo;
        ... não tiver qualquer tipo de participação durante um período de seis meses,
      verá a sua conta eliminada. Comentários cujo teor não se enquadre na temática do Fórum [como o sejam comentários com notas pessoais, emotions ou afirmações desprovidas de sentido ou outros aqui não contemplados] não serão tidos em conta.

      c) Utilizadores pouco participativos, perdem direito a visualização dos anexos do fórum.
    3. Anexos fotográficos
    • a) Para evitar um carregamento extraordinariamente lento das páginas, apenas se poderão anexar 5 imagens por comentário, sem haver no entanto qualquer limite para o número de comentários que cada utilizador pode colocar. Estes podem ter quaisquer dimensões [acima dos 1024x1024 pontos, o sistema auto-redimensiona a fotografia e cria um link para aceder à imagem original] desde que até 500 kB cada imagem.

      b) Caso o utilizador pretenda divulgar imagens presentes noutros servidores, deverá usar o comando phpBB [url=''endereço_da_imagem''][img]endereço_da_imagem[/img][/url], tendo em atenção que a imagem a apresentar não deverá em circunstância alguma ultrapassar os 1024x1024 pontos. Se a imagem ultrapassar este limite, deverá ser indicado única e exclusivamente o seu endereço. Aqui, aplica-se, à mesma, a regra das cinco imagens por post.

      c) A constante disponibilização de fotografias com o tamanho inferior a 750px no lado maior, poderá originar sanções. Ficam excluídas desta regra, fotografias históricas ou as que tenham um endereço para uma ligação externa em tamanho superior, por exemplo, no Flickr ou outro.
    4. Conduta
    • a) É expressamente proibido todo e qualquer tipo de ofensas pessoais. Assim que detectadas, serão movidas do acesso público.

      b) Os Moderadores deste fórum não tolerarão desrespeitos à sua autoridade enquanto Moderadores [i.e., sempre que por via das circunstâncias forem obrigados a intervir numa situação conflituosa ou faltosa]. Todo o desrespeito à autoridade moderadora da Equipa Moderadora deste Fórum será considerada uma falta gravosa.

      c) Pornografia não é permitida. Assim que detectada, será eliminada.

      d) A constante recusa de identificação da localização das fotografias (desde que solicitado e que não comprometa terceiros) será considerada uma falta gravosa.

      e) Mensagens repetidas, fora do contexto do assunto, compostas unicamente por smileys ou com fotografias desaparecidas poderão ser apagadas sem aviso prévio.

      f) As fugas de conteúdos deste fórum para outro espaço só são permitidas referindo a fonte ou o autor da mesma. Do mesmo modo, conteúdos de outros espaços para este só são permitidos perante as mesmas condições.

      g) Discussões sobre futebol nacional com objectivos de provocações e ofensas pessoais são proibidas.

      h) É proibido disponibilizar publicações integrais que estejam em fase comercial.

      Qualquer uma das situações em cima referidas implica o levantamento de um processo disciplinar contra o utilizador em causa, com as consequências listadas no ponto 6. Sanções.
    5. Linguagem
    • a) É proibido o uso de calão, linguagem SMS, abreviaturas de palavras [como o são o pk para porque/porquê ou mt para muito...] ou de texto florido, i.e., com demasiados emotions e excesso de efeitos de texto.

      b) Comentários que apenas contenham emotions não são desejáveis, embora toleráveis. De igual modo, agradece-se que não se façam citações de blocos de escrita inteiros, i.e., que em cada citação estejam presentes mais que dois ou três comentários anteriores e tendo sempre em conta o tamanho do texto final.

      c) Sempre que um utilizador não respeitar a presente regra, será advertido em particular por um Moderador. Caso se torne insistentemente reincidente [i.e., se ao fim de 3 avisos continuar a desrespeitar a presente regra], será considerada falta gravosa.
    6. Sanções
    • a) Todos os utilizadores podem e devem advertir qualquer utilizador sempre que este estiver a cometer uma falta leve, como o sejam escrita incorrecta ou a resposta / criação de tópicos em local impróprio, de preferência em privado e enviando uma notificação a qualquer um dos Moderadores. Sempre que a falta for gravosa, os demais utilizadores não deverão intervir de maneira alguma excepto enviando uma mensagem a qualquer um dos moderadores alertando-o para o sucedido, de modo a que este possa agir em conformidade.

      b) Os utilizadores a quem forem instaurados processos disciplinares serão sancionados de acordo com o seguinte:
      • 1. Casos toleráveis:

        ... à primeira transgressão grave, o utilizador será advertido do erro e mantido sob observação;
        ... à segunda transgressão, o utilizador será novamente advertido e suspenso por 5 dias;
        ... à terceira transgressão, o utilizador será definitivamente banido, sem direito a apelo, sendo notificado dos motivos que levaram a Moderação a tomar esta decisão.
      • 2. Casos não-toleráveis:

        O utilizador será imediatamente banido, sem direito a apelo, sendo notificado dos motivos que levaram a Moderação a tomar esta decisão.
      c) Clones de utilizadores já existentes que tenham sido previamente banidos não serão tolerados. Assim que detectados, os mesmos serão banidos sem aviso.
    7. Avatares, Assinaturas e Identificação de Registo
    • a) É proibido o uso de matéria pornográfica e com fins de provocações. Será ainda tomado em conta o uso de matéria que comprometa o bom funcionamento do fórum, cabendo neste caso à moderação definir o que é tolerável ou não.

      b) Todos os utilizadores podem utilizar uma imagem como avatar de, no máximo, 120x120 pontos.

      c) Os utilizadores podem, também, usar imagens e/ou texto na sua assinatura. Esta pode conter no máximo até 300 caracteres e caso sejam carregadas imagens estas não poderão exceder os 800x120 pontos.
    Salvaguardas
    • O presente Regulamento e consequentes alterações têm entrada imediata em vigor. A Moderação reserva-se o direito de, caso o Regulamento não contemple dada circunstância, agir de acordo com o que achar mais apropriado.

      O Fórum Portugal Ferroviário não se responsabiliza pelos seus utilizadores, cabendo a estes a exclusiva responsabilidade das ideias e demais conteúdos nele publicados.

      A Equipa Moderadora do Fórum Portugal Ferroviário reserva-se o direito de eliminar todos e quaisquer conteúdos que, pela sua natureza, sejam prejudiciais ao bom e salutar funcionamento do Fórum sem pré-aviso e de dar início a um processo disciplinar contra o utilizador que o publicou.

    Contactos
Posto isto, resta-nos desejar-lhe uma boa viagem na nossa companhia.

Em nome da Equipa Portugal Ferroviário,
João Cunha
Imagem
Avatar do Utilizador
Jose Sousa
Participante
Mensagens: 14285
Registado: 30 Dez 2008, 18:18

22 Mar 2010, 08:46

Actualização das regras.

Acréscimo do ponto 3.c)
Bloqueado