Sobre o Portugal Ferroviário

Quem Somos

O Portugal Ferroviário é um plataforma sediada online e fundada em 2004 por João Cunha e Tiago Ferreira.

Ao longo dos anos abordámos sob diversas perspetivas o mundo ferroviário – alojando um fórum de reunião de uma comunidade entusiasta, expondo conteúdos na nossa página, acompanhando as notícias e, desde 2010, publicando uma revista gratuita em formato eletrónico – a Trainspotter. Desde 2016 publicamos também uma revista impressa, cujos lucros revertem a favor da APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro.

Todos os participantes na equipa do Portugal Ferroviário – elementos da redação, colaboradores ocasionais ou membros da moderação do fórum – são voluntários unidos pela motivação de acompanhar o setor ferroviário e temas relacionados, quer do foro entusiástico, quer do foro científico.


Estatuto Editorial

A Trainspotter e o Portugal Ferroviário seguem a mesma linha editorial e perseguem diversos objetivos – acompanhamento de temas de atualidade, reflexão sobre os mesmos, pesquisa científica e histórica, reportagens fotográficas e de outras índoles, forte ligação com os temas da preservação ferroviária e museologia, modelismo ferroviário e, em geral, eventos relacionados com caminhos de ferro.

O nosso principal foco são os caminhos de ferro nacionais, as suas instituições, operadores, reguladores, associações, museus e demais plataformas que possam existir, formal ou informalmente, ligadas ao tema. Sem prejuízo do que é o nosso foco primário, temos também via aberta para acompanhar a realidade global, sempre tão importante para contextualizar e importar conhecimento e boas práticas.

Se no passado optámos por um acompanhamento noticioso em tempo real e baseado na publicação online de notícias, reportagens e reflexões, desde Outubro de 2016 que o Portugal Ferroviário se concentra em exclusivo na produção da revista Trainspotter, formatos online e impresso, sem prejuízo de poder disponibilizar aos interessados meios para publicarem reflexões sobre os caminhos de ferro em formato de blogue.

O Portugal Ferroviário é independente de todas as instituições do sector com excepção da APAC, onde os seus membros estão filiados e promovem outras acções de índole associativo sobretudo ligadas à preservação ferroviária no nosso país.


Quem apoiamos

Em geral, apoiamos todas as empresas, instituições e associações do setor numa lógica de promoção do meio ferroviário e melhoria da sua imagem junto do público em geral. Sem abdicarmos do papel crítico que acreditamos ser fundamental para desenvolver todas as áreas de atividade e pensamento da Humanidade, acreditamos que maior abertura, maior transparência e maior partilha beneficiará sempre o conjunto do setor.

Apoiamos especificamente a APAC e a sua secção de Preservação Ferroviária e Lazer. Produzimos, montamos e somos responsáveis pela logística da Versão Impressa, trabalho que cedemos gratuitamente à associação. As vendas realizadas pela APAC destinam-se, após pagamento das despesas associadas, a financiar o trabalho da secção de Preservação Ferroviária e Lazer daquela associação. Pedimos o vosso apoio, filiando-se também na APAC ou apoiando com donativos.

Facebook Comments