Rede Ferroviária portuguesa com qualidade de 57%

Qualidade das redes ferroviárias. A verde, os países com as redes mais eficientes e a vermelho as piores.
Qualidade das redes ferroviárias. A verde, os países com as redes mais eficientes e a vermelho as piores.

A União Europeia disponibiliza online alguns indicadores relativos à qualidade das infraestruturas dos Estados Membros, e Portugal situa-se a meio da tabela relativamente à qualidade das infraestruturas ferroviárias. O país consegue um score de 4,4 numa escala de 1 a 7 – um resultado que pode ser apresentado como percentagem de 57% (um resultado 3,4 pontos acima do mínimo numa escala de variação de 6 valores).

O país encontra-se a meio da tabela, e atrás de si só tem os países do antigo bloco de Leste, mais a Grécia e Itália. O país vizinho, Espanha, consegue uma pontuação de 5,98 (ou 83% segundo o cálculo anterior), sendo assim considerada a melhor rede da União, mercê dos enormes investimentos que o país vizinho tem feito na sua rede.

No que toca à rede convencional pertencente ao TEN-T, Portugal alcançou os 95% de avanço na rede já disponibilizada (falta apenas a ligação Évora – Badajoz). O indicador não contabiliza quilómetros em falta por conta de linhas convencionais novas a construir para ultrapassar constrangimentos existentes, como Grândola – Sines no caso português.

Já no indicador que mede a taxa de execução do programa TEN-T referente a vias de alta velocidade, Portugal surge em último com 0%.

Estes indicadores são elaborados pela União Europeia e pelo Fórum Económico Mundial.

One thought on “Rede Ferroviária portuguesa com qualidade de 57%

Comments are closed.