Quatro fabricantes apresentaram propostas à Renfe

Quatro fabricantes de material ferroviário vão a concurso para o fornecimento de novos comboios de alta velocidade à operadora espanhola Renfe, anunciou hoje a empresa em comunicado. O concurso prevê a compra de quinze novos comboios de alta velocidade, com opção para o fornecimento de outros quinze adicionais.

Este concurso é o primeiro que a empresa lança especificamente para material com alta capacidade, já que os comboios propostos devem ter pelo menos 400 lugares sentados. Além do fornecimento das novas composições, o construtor ganhador deve assegurar ainda a manutenção por 30 anos, com mais 10 anos de opção, prevendo assim todo o ciclo de manutenção ao longo da vida útil previsível dos novos comboios.

Após a fase de habilitação dos concorrentes, quatro empresas apresentaram propostas: Alstom, CAF, Siemens e Talgo. A Renfe destaca que pretende adquirir os comboios mais modernos do mercado, destacando-se a velocidade máxima (320 km/h), eficiência energética inédita, conectividade total dentro do comboio (com disponibilização de Wifi de alto débito, nomeadamente) e ainda serem totalmente acessíveis mesmo para pessoas de mobilidade reduzida.

O vencedor será conhecido ainda este ano. A Alstom deverá concorrer com as suas plataformas AGV e TGV Duplex, a CAF com os seus novos Oaris, a Siemens com a nova versão da plataforma Velaro e por fim a Talgo com os novos Talgo Avril.