Acidente em Andria (Itália) teve causa humana

O grave acidente ocorrido em Itália no início da semana foi resultado de uma falha humana. A colisão entre dois comboios junto a Andria resultou em 23 mortos e mais de 50 feridos ocorreu num troço de via cujo serviço de passageiros está a cargo da empresa Ferrotramviaria, que opera serviços a partir de Bari.

A linha de via única tem um forte tráfego ferroviário, de mais de 100 circulações diárias, e não conta com dispositivos de segurança e sinalização automáticos, sendo a circulação dependente dos agentes de circulação nas estações. O troço em que o acidente ocorreu é o último na linha Bari – Barletta em via única e com controlo da circulação por cantonamento telefónico, e estende-se por 12 quilómetros.

O chefe de estação de Andria confessou às autoridades que deixou partir um comboio que devia ali ter esperado pelo de sentido contrário, produzindo-se assim a colisão entre os dois comboios circulando a 100 km/h cada um.

Neste troço há planos antigos para duplicação, sucessivamente adiados por problemas com expropriações e que culminaram até com a perda de fundos europeus que já haviam sido atribuídos para realizar a obra. Já sobre o porquê de uma linha de tão intenso tráfego continuar a confiar exclusivamente no factor humano para garantia da segurança, nem uma palavra.