ALB entrega serviço de transporte ferroviário à Takargo

A ALB – Área Logística da Bobadela entregou à Takargo o exclusivo dos seus serviços ferroviários com epicentro na Bobadela, onde está instalado o seu principal terminal de contentores. A Medlog perde assim um dos seus clientes importantes na área do transporte combinado.

Primeira circulação Sines - Bobadela. Fotografia de Filipe Fernandes
Primeira circulação Sines – Bobadela. Fotografia de Filipe Fernandes

Com operações na Bobadela, Setúbal, Sines, Leixões e Mérida, a ALB serve ainda outros terminais de contentores como o recentemente criado terminal de Badajoz, nas proximidades da estação ferroviária local. A Transportes em Revista falou com o responsável da ALB, Lourenço Silva, que apontou um consenso relativamente à evolução futura como decisiva para trocar a Medlog (ex-CP Carga) pela Takargo.

A nova parceria está contratualizada por três anos e prevê a realização de 7 a 11 comboios semanais, sendo previsível o seu crescimento no futuro. A ALB não descarta o recurso a outros operadores ferroviários mas assegura para já a afectação exclusiva de uma locomotiva diesel Euro4000 aos seus serviços que, no entanto, percorrem grandes distâncias debaixo de catenária.

As dificuldades da Medlog em corresponder às expetativas de serviço da ALB estão na base deste inédito corte com a empresa que tinha até aqui o exclusivo destes tráfegos.

A Takargo está já a operar o corredor Bobadela – Badajoz e realizou já esta semana o primeiro comboio Bobadela – Sines, onde possivelmente virão a ser bastante úteis as locomotivas 2600 cujo aluguer a Takargo está a estudar como forma de reduzir os seus gastos operacionais em itinerários eletrificados. No corredor Bobadela – Leixões a Takargo já operou alguns comboios de ensaios durante a greve dos estivadores do Porto de Lisboa e é previsível que dentro de pouco tempo passe a assegurar os comboios de contentores Lisboa – Mérida.