Rota do Património Ferroviário no Barreiro

Cartaz do evento e detalhes para inscrições.

O Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro associa-se este ano a outras associações para promover um passeio pelo imenso património ferroviário existente no Barreiro, integrado nas Jornadas Europeias do Património, que se celebram no fim de semana de 24 e 25 de Setembro.

Assim, a 25 de Setembro, o Movimento promove um passeio pelo património ferroviário do Barreiro que permitirá aos interessados uma oportunidade de verem as magníficas oficinas gerais do Barreiro, implantadas junto aquela que foi a primeira estação ferroviária do Barreiro, na Rua Miguel Pais. Será aliás este o ponto de encontro para um passeio que levará ainda os participantes a ver a singular rotunda de locomotivas, o Cais Coberto e a estação do Sul e Sueste, antes de embarcarem num pequeno passeio de comboio até ao Lavradio.

Na estação do Lavradio estará visitável o espaço L e será promovido um almoço-convívio no cais coberto da estação do Lavradio. Durante a tarde terá lugar um colóquio subordinado ao tema “Barreiro Cidade da Indústria: o Centro Histórico Ferroviário – inovação e desenvolvimento”.

As inscrições são limitada e os detalhes para as mesmas podem ser vistas no cartaz do evento, aqui apresentado.

A organização conta com o apoio e promoção da Associação Barreiro – Património Memória e Futuro, Associação Colectividades Concelho Barreiro, Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro, Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, Câmara Municipal do Barreiro e EMEF.

Deixe uma resposta