Trainspotter nº 114 – Fevereiro de 2020

Trainspotter nº 114 – Fevereiro de 2020

14/02/2020 0 Por Joao Cunha

A nova edição online da Trainspotter mostra o reforçado vigor do nosso projecto, com equipa alargada e muitos temas a sucederem-se e a merecerem tratamento atento da nossa redação.

O grande destaque é a oficina de Guifões, que tem honras de capa, e que foi reinaugurada a 15 de Janeiro, recuperando assim o serviço de manutenção e reparação para a CP, após alguns anos onde apenas parte do complexo manteve actividade, para o Metro do Porto. Acompanhámos a inauguração em Guifões e incluimos um artigo de fundo sobre a história e evolução destas oficinas, as mais recentes e mais modernas do nosso país.

Mas Janeiro teve muito mais, com as novidades no capítulo da operação a sucederem-se. A 2601, após apresentação em Guifões, iniciou marchas de formação de maquinistas na linha do Norte, assinalando-se assim oficialmente o regresso da série ao activo, após longo inverno nas margens da estação do Entroncamento. O ramal de Alfarelos reabriu após reparações junto à ponte do Marujal, gravemente danificado nas cheias natalícias.

Há ainda o plano de recuperação de material circulante, desvendado por inteiro durante a reinauguração das oficinas de Guifões, a finalização das obras entre Elvas e a fronteira, a expansão do museu ferroviário de Macinhata do Vouga e ainda a colocação em serviço da subestação de tracção de Vila Fria, na linha do Minho, passo fundamental para a electrificação integral desta linha.

Além de algumas outras actualidades, apresentamos um olhar para o relatório do GPIAAF sobre o incidente que resultou na queda de um motor numa automotora 592, em Janeiro de 2019 que, como habitual, oferece muito mais sumo para lá da mera constatação do que possa ou não ter ocorrido.

Por fim, temos ainda um grandioso artigo de Vasco Duarte, o primeiro de uma série de autor, dedicado às crónicas da sua própria experiência enquanto fogueiro de locomotivas a vapor. Um tipo de conteúdos tão raro e tão fascinante que só pode mesmo ser um dos destaques desta nova edição da Trainspotter. Boas leituras!

https://portugalferroviario.net/wp-content/uploads/2020/02/2020-02.pdf