
Trainspotter nº 118 – Junho de 2020
07/06/2020Entrar num museu e sentir o bafo quente do vapor, o cheiro do carvão ardente e o chiar dos cilindros é uma experiência imersiva cujo valor económico e social continua por aferir totalmente. Mas nas páginas desta edição, através de um texto de grande qualidade, os leitores poderão ter parte dessas sensações ao visitar o museu Strasshof, na Áustria.
Nesta edição há também, claro, espaço para as actualidades. E o mês de Maio, embora ainda marcado pela Covid-19, trouxe mais movimento e mais novidades, ainda à volta da nova dinâmica da CP. Recomeçaram as formações de maquinistas nas 2600 e acelerou a recuperação destas locomotivas, como das carruagens Sorefame e Schindler. Da Régua saíram os últimos exemplares de via estreita destinados a nova vida na linha do Vouga, após recuperação em Contumil, que agora se inicia.
Nesta edição ainda há espaço para mergulharmos no espectacular troço Tua – Pocinho da linha do Douro, um clássico que merece visitas ilimitadas, sobretudo agora que as magníficas carruagens Schindler estão de volta.
Temos ainda uma reflexão sobre o futuro da linha do Vouga – tantas vezes se fala das ameaças que a rodeiam que por vezes ignoramos as incríveis oportunidades que a podem salvar – e ter até um papel mais relevante do que alguma vez teve. Venham daí!
https://portugalferroviario.net/wp-content/uploads/2020/06/2020-06.pdf