
Os últimos 30 anos da ferrovia nacional
02/02/2022A equipa da Trainspotter está a ultimar a nova edição impressa da Trainspotter, edição especial que comemora os 165 anos dos caminhos de ferro e que será oferecida em formato de livro, com mais de 200 páginas.
Contrariamente ao que prevíamos, não foi possível fechar a edição no início do mês para uma distribuição até ao final de Janeiro, facto pelo qual pedimos desculpas aos nossos leitores. O novo prazo para iniciar distribuição situa-se na 2ª quinzena de Fevereiro.
Aproveitámos a inevitabilidade do nosso atraso para incorporar algumas surpresas e enriquecer os conteúdos do livro. Contaremos com a colaboração de incríveis arquivos pessoais de alguns dos fotógrafos com instantâneos mais relevantes dos últimos 30 anos e contamos com colaborações institucionais, como são o caso dos arquivos da CP – Comboios de Portugal e do Metropolitano de Lisboa, que nos oferecem imagens inéditas e de enorme valor para retratar este período histórico dos caminhos de ferro em Portugal.
Contamos ainda com a participação dos líderes das maiores empresas ferroviárias portuguesas, que partilham connosco a sua visão para o sector, e um prefácio do ministro Pedro Nuno Santos, que aceitou amavelmente o nosso convite para introduzir esta obra.
Não podemos deixar de agradecer a Museu Nacional Ferroviário, APAC, CP – Comboios de Portugal, Infraestruturas de Portugal, Medway, Metro de Lisboa, Metro do Porto e Takargo pelo apoio institucional que transformam esta obra em algo ainda mais especial.
Esperamos que, tudo somado, compense a espera adicional que não conseguimos evitar, e não escondemos que estamos ansiosos por começar a ver sair os livros para distribuição. A distribuição será efectuada, como habitual, pela APAC – o livro encontra-se à venda na respectiva loja online em: APAC – Loja Online – A loja da Associação (caminhosdeferro.pt)
Índice:
- Prefácio – por Pedro Nuno Santos
- Notas dos presidentes das empresas ferroviárias
- Editorial
- Contexto histórico – 1985 a 1991
- Um novo começo
- Reestruturação oficinal
- Os grandes projectos de infra-estruturas
- Novos marcos de segurança
- Um programa de novo material circulante
- Os rearranjos institucionais
- O Museu Nacional Ferroviário
- À boleia dos eventos internacionais
- O programa de electrificação e beneficiação da rede
- Novos paradigmas operacionais
- Segunda vida para o material circulante
- Os projectos de modernização
- As exportações de material circulante
- Entre a Alta Velocidade e a Estagnação
- Orientações estratéticas para o sector ferroviário 2007
- A crise económica de 2009
- As transições nas redes urbanas
- O metro do Porto
- O carro eléctrico do Porto
- A expansão do metro de Lisboa
- Carris
- O projecto Metro Sul do Tejo
- Os grandes desafios e oportunidades
- A rentabilização do património edificado
- Turismo e Circulações Especiais
- Ferrovia 2020 e PNI 2030
- A necessidade de um plano ferroviário nacional
- O resgate da CP
- O transporte ferroviário de mercadorias
- Epílogo