Renfe adjudicará novos comboios a um único fabricante

A Renfe decidiu adjudicar o mega contrato de fornecimento de comboios de alta velocidade a um único fabricante. O total a ser adjudicado cifra-se em mais de 2.600 milhões de Euros, com manutenção incluída por 40 anos – toda a vida útil dos novos comboios.

Comboio AVE fabricado pela Talgo. Foto: Talgo
Comboio AVE fabricado pela Talgo. Foto: Talgo

Apesar de dividido em lotes, o fornecimento será integralmente adjudicado a uma única empresa. Ao todo serão 15 comboios AVE aptos a 320 km/h e apenas aptos à bitola UIC, fornecidos a partir de 2018, com adjudicação prevista para Maio de 2016. Além destes, outros quinze comboios divididos em tranches de 5 podem ser pedidos à medida das necessidades e até 2020, contando com equipamentos bitensão e bibitola, para reforçarem os serviços que utilizam as redes convencional e de alta velocidade.

Finalmente, serão fornecidas cabeças motoras para juntar às composições Tren Hotel, composições Talgo VII, para reaproveitar estas composições estreadas em 2009 e que estão praticamente sem serviço. Não é certo se serão encurtadas para manter apenas lugares sentados, se serão composições TrenHotel automotoras ou ainda se todas as composições serão inteiramente reformadas no seu interior.

Todos os comboios devem vir preparados para contar com Internet Wifi e devem ter capacidade para pelo menos 400 pessoas, materializando a aposta da Renfe em comboios de elevada capacidade. O contrato prevê ainda bonificações financeiras caso as metas de disponibilidade fixadas para os comboios sejam melhoradas.

Perante a exigência de parte dos comboios serem bibitola, CAF e Talgo parecem os fabricantes melhor posicionados, visto que são os únicos no mundo com comboios bibitola homologados para velocidades superiores a 250 km/h, existindo já os respectivos protótipos para homologação para 320 km/h.

One thought on “Renfe adjudicará novos comboios a um único fabricante

Comments are closed.