Alemanha inaugurou nova linha de alta velocidade

A chanceler alemã Angela Merkel inaugurou hoje uma nova linha de alta velocidade em solo germânico. Ligando Erfurt a Leipzig, a linha de 123 quilómetros integra-se no corredor Berlim – Munique, um dos corredores ferroviários mais importantes do país.

Com um investimento de aproximadamente 2,5 mil milhões de Euros, a linha foi ontem disponibilizada pela Autoridade Ferroviária Federal, que emitiu os certificados de segurança relevantes para a sua entrada em serviço comercial. A linha permitirá aproximar Erfurt de Berlim em 45 minutos, igual tempo ganho na relação Munique – Berlim. Os comboios passarão a utilizar esta linha a partir de dia 13 de Dezembro, quando entra em vigor o serviço horário de 2016.

Toda a linha está equipada com ETCS e apta a 300 km/h, e destaca-se por não ter balastro em qualquer ponto do seu traçado, usando apenas uma plataforma de betão com travessas de betão a suportar os carris. A linha tem seis viadutos (um deles de 8,1 quilómetros, o maior do país) e três túneis, totalizando praticamente 30 quilómetros de extensão.

A reforma do eixo Berlim – Munique ficará concluída em 2017 com a inauguração de novo troço de 107 quilómetros, entre Erfurt e Ebensfeld, quando o percurso Berlim – Munique passará a ser assegurado em menos de quatro horas.