Novos Pendolinos apresentados pela Alstom

20151217---ntvpendolino---800x320

A Alstom e a operadora italiana NTV apresentaram o design e tecnologia dos novos comboios pendulares, da família Aventia, a família de produtos de alta velocidade do construtor francês. A NTV já havia sido cliente do AGV, outro produto da mesma família e cujo design ficou também a cargo do centro de design do fabricante.

Os novos comboios são novamente um passo em frente na sustentabilidade ambiental, com a incorporação de materiais recicláveis e maior eficiência energética. Os comboios de 187 metros de comprimento terão sete carruagens e até 480 lugares, respondem também aos mais requisitos técnicos impostos pela União Europeia para a interoperabilidade.

A encomenda da NTV foi para oito comboios Pendolinos, para juntar aos 25 AGV que a frota já inclui atualmente. Os comboios serão fabricados em Itália e entregues a partir do final de 2017.

A gama Aventia tem além dos Pendolinos e dos AGV, os Euroduplex, modelo de alta velocidade de dois andares atualmente em receção por parte da SNCF, de França, e pela ONCF, de Marrocos.

20151217---ntvpendolino---800x320--2