DB elimina comboios noturnos no final de 2016

Após anos de incertezas e especulações, a Deutsche Bahn confirmou que vai eliminar toda a oferta noturna com recurso a carruagens especialmente equipadas – camas, couchettes e assentos reclináveis para viagens noturnas.

2015-dbA medida faz parte de um plano de redução de custos após resultados financeiros abaixo das expetativas. Há alguns anos que esta ideia pairava, mas os 32 milhões de Euros de prejuízo numa faturação de 90 milhões nos últimos 12 meses foram a gota que fez transbordar o copo.

Depois desta supressão, anunciada para o final de 2016 com a entrada do serviço horário 2017, a DB pretende ter em circulação serviços noturnos recorrendo à frota utilizada durante o dia, como os comboios ICE, à semelhança do que fazem as companhias rodoviárias suas concorrentes, que utilizam os seus autocarros normais nas ligações noturnas.

A DB esclareceu que vai discutir com outras empresas europeias que operam serviços noturnos com frotas dedicadas na Alemanha a continuação do seu apoio operacional. É o caso nomeadamente das operações da austríaca OBB em solo germânico.