Parlamento unânime para reposição do serviço de passageiros até Badajoz

O Parlamento aprovou por unanimidade a proposta de resolução do Partido Ecologista “Os Verdes” que defende a reposição do serviço de transporte de passageiros em toda a extensão da linha do Leste, entre Abrantes e Badajoz.

A linha do Leste viu o serviço de passageiros ser suspenso em 2012 por falta de procura e uma reabertura parcial aconteceu no final de 2015, com um serviço de fim de semana a ser operado entre Portalegre e Entroncamento, com ligação nessa estação aos comboios da linha do Norte.

Caso o governo adopte a resolução aprovada por unanimidade, os comboios voltarão a percorrer toda a linha, até Badajoz. Desconhece-se se poderá ser num regime de operação semanal como existe atualmente até Portalegre ou se voltará o serviço diário.

Certo parece ser a necessidade de reabrir pelo menos uma estação, diariamente, de modo a compatibilizar estas circulações com o tráfego de mercadorias. Exceção feita aos dias de circulação dos comboios Entroncamento – Portalegre, o não guarnecimento de nenhuma estação entre Abrantes e Elvas associado ao cantonamento telefónico (dependente de controlo humano nas estações) provoca que nunca possa circular mais de um comboio ao mesmo tempo entre as duas extremidades da linha.