Irão entrega jackpot aos caminhos de ferro Italianos

Mapa dos caminhos de ferro iranianos
Mapa dos caminhos de ferro iranianos

A visita do presidente iraniano Hassan Rouhani a Itália é histórica não só porque sucede ao levantamento do embargo internacional, como também pelo volume de negócios que vai assegurar ao seu aliado europeu.

Ao todo, 17 mil milhões de Euros em contratos foram ontem confirmados entre o presidente iraniano e o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi. Os caminhos de ferro italianos asseguraram contratos avaliados em mais de 5 mil milhões de Euros. Os FS – Ferrovie Dello Stato – estão presentes no Irão desde 2001 através de subsidiárias que agora serão chamadas a grandes projectos.

A Italferr, da FS, vai liderar o projeto da linha de alta vleocidade Tehran-Qom-Isfahan, de cerca de 400 quilómetors, e a eletrificação da linha Tehran-Mashhad, com mais de 900 quilómetros. Além disso, a Italcertifier vai projectar o novo centro de ensaios ferroviários do país.

Com tanto dinheiro envolvido, começa-se a perceber porque Itália se deu até ao trabalho de tapar estátuas de figuras nuas ao longo dos trajectos do presidente iraniano…