Comboio Presidencial prepara regresso à linha do Douro

A magnífica composição do comboio presidencial, aqui numa visita à linha da Beira Baixa.
A magnífica composição do comboio presidencial, aqui numa visita à linha da Beira Baixa.

Anunciado em 2015, a série de viagens do comboio presidencial na linha do Douro aproxima-se e tem primeira data prevista para o dia 06 de Abril. Ao todo, dez viagens entre a estação de São Bento e a do Pinhão darão a oportunidade aos passageiros de experimentar a cozinha do restaurante Vila Joya, com duas estrelas Michelin.

Limitado a 60 passageiros por circulação, o programa custa 350€ e além da viagem de comboio inclui uma visita à Quinta da Roêda, para degustação de vinhos.

O comboio fará algumas paragens pelo caminho para permitir aos passageiros fumarem, o que é proibido no interior do centenário comboio, recuperado pelo Museu Nacional Ferroviário. O comboio foi restaurado pelas oficinas da EMEF de Guifões e Contumil a partir das carruagens originais, várias delas praticamente destruídas por inteiro, e constituiu uma das mais impressionantes obras de restauro de uma composição ferroviária na Europa.

O comboio presidencial encontra-se em exposição no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, e sairá em Março para o Porto, onde fará uma inspecção prévia às circulações na linha do Douro em Abril e Maio.