SNCF vai receber 20 carruagens russas

Carruagens RIC dos caminhos de ferro Russos
Carruagens RIC dos caminhos de ferro Russos

A SNCF irá receber 20 carruagens russas novas. A informação foi anunciada pelo vice-presidente dos Caminhos de Ferro Russos (RZD) Alexandre Micharine.

As 20 carruagens são fabricadas na fábrica de Tver, dos RZD, e a entrada em serviço está prevista para o Verão. Apesar de por agora serem apenas 20 carruagens, o responsável russo não descarta a hipótese de aumentar esse número no futuro. As carruagens-cama encomendadas são similares às que os caminhos de ferro russos operam nas relações Paris – Moscovo e Nice – Moscovo.

Há uns meses a SNCF e os RZD assinaram um acordo de cooperação nomeadamente tendo em vista uma operação mais económica e mais adaptada aos clientes dos comboios noturnos, que são um problema regular no seio da empresa francesa devido à sua insustentabilidade financeira e ao envelhecimento das carruagens Corail ali empregues. Um assunto endereçado pelo governo francês na última semana.

As carruagens dos RZD chegaram a ser testadas nos comboios nocturnos Paris – Nice, como o comprova o tweet abaixo citado, de há cerca de três meses.

Os caminhos de ferro Russos têm-se destacado cada vez mais pela sua oferta nocturna, que recorre a carruagens versáteis, modernas e de grande qualidade. O vice-presidente da companhia fez ainda saber que várias outras companhias europeias mostraram interesse nas carruagens russas.