Acesso a França em obras no País Basco

A ADIF continua a avançar nas obras de renovação da linha Vitória – Hendaye, no País Basco, que incluem a instalação de um terceiro carril para permitir a circulação de comboios em bitola Europeia utilizando a mesma infraestrutura que existe atualmente, preparada apenas para comboios de bitola Ibérica.

Como gestora da rede ferroviária espanhola, a ADIF adjudicou um contrato de cerca de 10 milhões de Euros destinado a intervenções ao nível da catenária e da eletrificação. As obras a realizar destinam-se a renovar as instalações de tracção elétrica e a adaptá-las à circulação de comboios nas duas bitolas e que poderão utilizar a catenária para abastecimento de energia.

A intervenção será feita no troço Hernani (entre San Sebastian e Vitória) e Irun, onde atualmente termina a via de bitola europeia vinda de França. É financiada pelo CEF – Connecting Europe Facility, da Comissão Europeia, e uma das traves-mestras da intervenção é a adaptação geométrica do fio de contacto.

Atualmente estão já instaladas novas travessas que permitirão a instalação de um terceiro carril neste troço e há outras obras em curso para adaptação das instalações ferroviárias atuais, nomeadamente o mega-complexo ferroviário de Irun. A colocação do terceiro carril neste troço permitirá ligar a linha de alta velocidade Basca (apta a tráfego misto e estabelecida em bitola europeia) com a continuação em bitola europeia existente em França. A linha de alta velocidade basca ligar-se-á, também em bitola europeia, com a linha de alta velocidade Madrid – Burgos, em fase de conclusão.