Alcont investe 2M€ na Bobadela e reforça aposta na intermodalidade

A Alcont Lda. anunciou hoje a conclusão de um importante investimento de 2M€ na expansão das suas instalações logísticas da Bobadela. Além da expansão da área operacional, foi criado um ramal ferroviário localizado na entrada norte do Terminal de Mercadorias da Bobadela, junto ao feixe de receção de comboios.

O avultado investimento faz parte de uma estratégia de crescimento da Alcont de aumentar a sua influência nas cadeias logísticas, contando com o transporte ferroviário para aumentar a competitividade das suas soluções de transporte. Isso mesmo foi reforçado em comunicado por Manuel Gonçalves, o General Manager na companhia.

ALCONT LOGO

A nível ferroviário, a empresa vai desenvolver soluções multimodais assentes no transporte de contentores e caixas móveis conectando os portos nacionais com a Galiza e restantes eixos transfronteiriços.

O ramal ferroviário deve até ao final do ano atingir o patamar das duas circulações diárias e a empresa espera que ao fim de três anos esse volume tenha duplicado para quatro circulações diárias. Este tráfego permitirá duplicar a atividade da Alcont.

A empresa sublinha as vantagens económicas e ambientais do comboio para trajetos médios de 300 quilómetros e estima que possa retirar das estradas 30.000 camiões por ano. O ramal foi executado em cooperação com a Infraestruturas de Portugal.