População e autarquia contestam traçado da linha Évora / Caia

foto valerio santos
Actualmente, Évora apenas é servida por comboios de passageiros. Na foto, vemos uma composição a efectuar ensaios no troço da Linha de Évora aberto à exploração. Autor: Valério Santos

O traçado previsto para a nova ligação ferroviária entre Sines e Elvas/Caia, localidades que fazem fronteira com Espanha, está a ser contestado em Évora, pelos populares e pela autarquia local.

 

A contestação, que já deu origem a uma petição, deve-se ao facto a nova linha reaproveitar parte do antigo Ramal de Estremoz, que passa pelo meio de vários bairros da cidade. Esta é uma das preocupações dos munícipes, pois a eliminação de passagens de nível  poderá levar ao isolamento das populações do centro da cidade. Além disso, outro factor que preocupa os eborenses são os riscos provocados pela passagem de 60 comboios por dia, alguns carregados de matérias perigosas.


Segundo a Infraestruturas de Portugal, empresa gestora da rede ferroviária, a ligação Sines/Elvas deverá estar concluída em 2020 e em funcionamento no ano seguinte.