Caminhos de ferro russos reforçam comboios noturnos em França

Após várias manifestações de interesse e acordos assinados materializou-se no passado Domingo, dia 04 de Julho, a primeira colaboração dos caminhos de ferro russos em serviços interiores da SNCF, em França. Os comboios noturnos do eixo Paris – Nice, possivelmente os mais relevantes da oferta noturna que subsiste em França, passaram a contar com carruagens russas.

As carruagens-couchettes de 1ª classe substituíram neste eixo as carruagens-couchettes de tipo Corail, postas em serviço há cerca de 40 anos e que estão no limite da sua vida útil. Este é um primeiro passo para uma possível evolução de toda a oferta noturna gaulesa. As carruagens russas já estão presentes em França nos serviços Paris – Moscovo e Nice – Moscovo pelo que a sua utilização no eixo Paris – Nice até aparece como natural e lógico tendo em vista uma rotação das carruagens entre os dois serviços.

A oferta noturna tem estado a ser debatida em França há longos meses. Após anos de declínios e supressões, o Estado francês revelou que iria apenas manter subsidiação a dois eixos (Paris – Briançon e Paris – Rodez / La Tour de Carol), sendo os restantes eliminados por falta de rentabilidade e por existir oferta diurna de qualidade. Está atualmente aberto um período em que operadores privados podem manifestar o seu interesse em substituir a SNCF nestes eixos que atualmente são subsidiados pelo Estado francês mas não é claro que o interesse de companhias como a Transdev se venha a materializar.