Fim dos comboios de mercadorias na via estreita galega

O antigo comboio Xove - El Berrón, que seguia para Bilbao.
O antigo comboio Xove – El Berrón, que seguia para Bilbao.

A Renfe Mercancias extinguiu os comboios de mercadorias entre as Astúrias e a Galiza, através da linha de via estreita ex-FEVE. Esta decisão está a provocar uma grande incerteza relativamente à continuidade desta importante via, que percorre o Norte de Espanha paralela ao Atlântico.

O pessoal afecto ao posto de tração de Pravia, local fundamental na operação da linha, foi transferido para os comboios de passageiros, que se debate com uma já crónica falta de maquinistas. A liquidação dos comboios de mercadorias afecta tráfegos diários de Madeira e Alumínio de Xove (Galiza) para Ariz (País Basco), que agora passam para a estrada, sem previsão de virem a ser recuperados pela ferrovia.

Sindicatos e outras entidades locais já se manifestaram contra esta opção, não só por questões ambientais imediatas mas também pelas nuvens negras que voltam agora a pairar sobre o futuro da linha. No imediato poderá vir a ser reduzido também pessoal de circulação, liberto pela redução de tráfego que possibilita encerramento de estações ao longo da linha.