Títulos Viva Viagem em risco de rotura

Depois de no Porto haver falta de títulos Andante para distribuição pelos operadores, a situação em Lisboa poderá conhecer semelhante desenvolvimento em breve. Em causa está o fornecimento dos cartões Viva Viagem pela empresa ASK, que está em rotura de stock há vários meses. A empresa deslocalizou a sua fábrica da China para França e aponta o facto como a causa para esta disrupção que ameaça tornar-se particularmente penalizante numa altura do ano em que estes títulos são mais procurados devido aos fluxos turísticos acrescidos em Lisboa e no Porto.

Para fazer face às contingências, a CP Lisboa tomou já medidas e encomendou um outro modelo de cartões sem contacto que no entanto apenas permitirão carregar títulos próprios da CP – títulos de outros operadores e multimodais não poderão ser carregados nestes cartões. A medida impôs-se pois ainda não está normalizado o fornecimento dos títulos intermodais.

Este problema afecta todos os transportadores de Lisboa, numa escala semelhante à que está a ser já enfrentada no Porto, onde a falta de títulos para venda é já evidente. A OTLIS, que é a responsável pelo sistema de títulos intermodais na Grande Lisboa, tem mantido a ASK sob pressão mas admite ser possível enfrentar uma rotura de stock já a partir de Agosto. Ainda não é claro sobre eventuais medidas de contingência caso se venha a confirmar a rotura de stock de títulos de transporte.