CP vai iniciar renovação de carruagens Sorefame para Intercidades

cp8840A CP vai renovar 25 carruagens Sorefame para serviço Intercidades ao longo dos próximos anos. Com o afastamento pelo menos temporário da hipótese de aluguer de material circulante mais recente a Espanha, a empresa optou por reforçar o parque do serviço Intercidades com mais carruagens, aproveitando um lote de carruagens de fabrico Sorefame mantidas em bom estado no depósito de Contumil.

No dia de hoje uma carruagem da série 85-40 (1ª classe compartimentos + bar) e uma da série 22-40 (2ª classe salão) foram deslocadas para o Entroncamento a reboque de um comboio Intercidades. A intenção de renovação das carruagens já havia sido confirmada numa recente conferência no Porto por um alto dirigente da CP.

Construídas na década de 60 e 70, as carruagens que vão ser renovadas foram submetidas a uma validação prévia da sua condição estrutural já que após renovação irão passar a circular a 200 km/h – de origem, estas carruagens foram fabricadas para velocidades máximas de 140 km/h. Todo o interior será removido tal e qual como foi feito nas 45 carruagens Sorefame modernizadas na década de 1990. Além do acrescido conforto dos lugares a renovação incluirá também instalação de ar condicionado. Os bogies serão trocados por bogies Y32, semelhantes aos que equipam as carruagens Sorefame modernizadas e as carruagens Corail.

A maior prioridade da CP é a de melhorar o conforto em ligações Intercidades como Lisboa – Covilhã (hoje em dia servidas por automotoras da série 2240) e aumentar a capacidade de resposta num ano que está a ficar marcado pela total saturação dos seus serviços de Longo Curso. As futuras eletrificações poderão também significar uma expansão da rede Intercidades que assim necessitará de mais composições.

As 25 carruagens renovadas somar-se-ão então às 57 carruagens de tipo Corail e 45 carruagens de tipo Sorefame já em serviço na rede Intercidades, elevando o parque de carruagens para 127 veículos.