Trainspotter III – As locomotivas 2500 e 2550

2017 vai trazer a continuação desta aventura que tem sido a edição impressa da Trainspotter. O acolhimento das duas primeiras edições excederam claramente as nossas expectativas e só podemos estar agradecidos pela lealdade dos nossos leitores.

Para o primeiro número de 2017 escolhemos celebrar o legado das locomotivas 2500 e 2550 – as grandes construtoras do novo mundo das eletrificações 50Hz em Portugal, sendo que a mais veterana das séries cumprirá em 2017 os 60 anos sobre a sua introdução em serviço comercial. Em 1957 ainda não se imaginava que apenas alguns anos depois, a partir de 1963, a Sorefame viria a realizar aquela que foi provavelmente a mais singular das locomotivas portuguesas. Tecnicamente próximas das suas irmãs mais velhas, as 2550 foram as primeiras do mundo com caixa em inox canelado e foram um baluarte da indústria nacional.

Ao longo das páginas da revista vamos sistematizar o início da eletrificação monofásica em Portugal e a sucessiva introdução em serviço das 35 locomotivas que totalizaram as duas séries, que passaram por várias evoluções ao longo das cinco décadas que se passearam pelos carris da rede ferroviária nacional. Não deixaremos de olhar em detalhe para a sua longa carreira onde entraram as mais diversas e excêntricas missões e, claro, aprofundando os aspectos técnicos destas pioneiras da tração elétrica de frequência industrial.

Esta edição será ainda realizada em parceria com a SudExpress Models, que por esta altura lança as primeiras referências à escala H0 1:87 das locomotivas 2500 e 2550, uma ousada e brilhante aposta nestas locomotivas tão portuguesas, tão nossas, e tão sub-representadas no mundo dos comboios à escala. Por isso, vamos também analisar ao detalhe os novos modelos que – acreditem – fazem jus às locomotivas 1:1.

Como habitual, cedemos a edição gratuitamente à APAC que fará a impressão e venda, revertendo os lucros para projetos de preservação da sua secção dedicada a estes temas. No link abaixo partilhado poderá aceder à venda online. Como nos números anteriores, a pré-venda decorre com preço promocional e garantia de disponibilidade até ao dia 28 de Fevereiro. Durante esta fase a revista terá o custo de 9,5€, a que se pode associar entrega em morada a indicar. Após o final da pré-venda a compra poderá ser feita online também mas ficará sujeita à disponibilidade dos exemplares impressos e terá o preço de 13€.

Compra Online

Obrigado por estar desse lado. Boas festas!

Facebook Comments

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *