Prosseguem os ensaios na linha da Beira Alta
24/08/2025Durante o mês de Agosto têm prosseguido os ensaios no troço entre Pampilhosa e Mangualde, o último que falta reabrir à exploração comercial desde que a linha da Beira Alta encerrou para obras de renovação, em Abril de 2022.
Os últimos ensaios concentraram-se na compatibilidade da infraestrutura de tracção eléctrica, tendo a locomotiva 5607 recebido pantógrafos específicos para testar o correcto alinhamento do fio de contacto, com os limites geométricos pintados nos seus patins de contacto. Esta locomotiva rebocou a 20 de Agosto uma composição Intercidades entre Coimbra-B e Mangualde, utilizando a composição dos comboios IC 511/512 de e para Lisboa.
Ao mesmo tempo continuam a ser efectuadas algumas marchas de certificação de maquinistas, normalmente recorrendo às UTE 2240, passo imprescindível pois as autorizações de linha caducam tipicamente ao fim de 12 meses e já passam praticamente 41 desde o encerramento da linha – mais de quatro vezes mais do prazo previsto pela Infraestruturas de Portugal, próximos dos 44 meses que demorou toda a construção da linha no século XIX.
Espera-se uma reabertura durante o mês de Setembro e ainda se desconhece se a oferta comercial será uma mera réplica da que existia ou se regressarão ideias de evolução conceptual do serviço ao longo deste eixo que pairavam na CP por volta dos anos de 2020-2021. A linha deverá reabrir com velocidades similares às que tinha anteriormente, sem grandes melhorias para a produtividade da exploração comercial de passageiros e até de mercadorias.


Obras tipicamente á portuguesa.sem rigor, visão de futuro,arrojo e planeamento.veremos como irá ser feita a exploração a nível de passageiros, com a falta de material circulante e pessoal.A ideia recente de fazer os ic circular em círculo não me parece que avance.Os ic da ba descerm a bb até Lisboa e para bb descerm a ba, morreu.
Sem melhorias nos passageiros nem nas mercadorias , para que fizeram as obras pergunta o ignorante
Ao menos que prevaleça a segurança (…)
41 meses já passados. Se em vez de ser na beira fosse no litoral teria acontecido o mesmo?
UMA VERGONHA.
E não existe nenhuma responsabilidade as obras demoram 4x mais do previsto não existe melhorias e zero consequências, que pais das bananas.
Gostaria de saber quais os objectivos que estiveram na base da renovação da linha e constantes do caderno de encargos; já agora se orçamento foi cumprido.
Já sabemos que o prazo, não foi cumprido…quase igual ao da construção da linha no século XIX??
Que seja rápido. As condições para os utentes em Coimbra B são uma vergonha. O único local para espera é o abrigo dos transportes da cidade de Coimbra sempre cheio de lixo e a cheirar mal. Quando chove é uma molha certa para o utente a atravessar todas as linhas até ao chamado terminal de camionagem.
As velocidades irão ser similares ás anteriores. Será agora na reabertura ou será efectivamente?
Se o for, entâo todo este esforço financeiro na Linha da Beira Alta fica muito aquém dos objectivos previstos.
Relativamente ao incumprimento dos prazos das ” Infraestruturas de Portugal” é a total incompetência e impunidade – o mesmo sucede com as obras no Metro Mondego em Coimbra. É um desgoverno total de quem manda.
Na Alemanha o presidente dos caminhos de ferro foi demitido recentemente, por incumprimento dos horários dos comboios.
A incompetência é tal que vamos construir uma linha de alta velocidade em bitola Iberica (!?)
Relativamente ao beneficio dos passageiros basta ver a linha do Sul de via única, com os seus ramais do inicio do século passado ( o comboio direto que parte do Porto não chega diretamente a Vila Real de Santo Antonio, têm que transbordar em Faro e muito menos a Lagos desse ramal é melhor nem falar.
Também é melhor não falar da linha do Oeste que devia passar pela Figueira da Foz e ligar diretamente à Pampilhosa, etc. etc.
Relativamente à rapidez no transporte de mercadorias (que em 24h deviam estar no centro da Europa), não é com bitolas Ibéricas, nem com linhas para Vigo …
Alta Velocidade Lisboa/Sines pelo alentejo beneficiando Beja com o seu aeroporto internacional, Elvas – Badajoz, permitindo ligação rápida ao centro da Europa, mas com Bitola Europeia.
Não vala a pena grandes queixumes, porque neste país não há responsabilidades no que se faz , apenas comissões, envelopes por baixo da mesa etc,,,
Também faço parte dos culpados.
Estas obras, desde o planeamento, anúncio ao ‘Zé Povinho “, que é para melhorar, no final atrasos bem á moda de Portugal, e afinal os tempos e viagens são para ser como antigamente do século passado, cheira que os verdadeiros interesses foram para todos o consórcio de obras que ganharam uns bons milhões e, com tanto atraso, nada percebiam nada neste tipo de trabalho ferroviário.
É uma vergonha o que se passa com o traçado Mangualde – Pampilhosa. O ministro Luís Pinto Luz já fez a inauguração do percurso. É triste ver uma zona com cidades como Coimbra e Viseu/Mangualde estarem sem ligação férrea e manterem o IP3 onde morrem pessoas todos os dias.
Não há em Portugal uma única obra publica que não sofra atrasos consideráveis.
Atrasos geram aumentos dos preços.
Aumentos dos preços geram comissões.
Comissões geram corruptos.
Quem é honesto não pode ser político.
Não há um que se aproveite.
Mais um fracasso no que respeita ao investimento na ferrovia… ao fim dos sucessivos atrasos a exploração comercial e de mercadorias no que respeita à velocidade mantém-se a mesma? É uma vergonha! O ip3 é outra vergonha. Querem um interior apetecível e desenvolvimento… jamais com estas políticas! Nem vimos os autarcas a manifestarem-se… TRISTEZA