Renfe retira oferta Avlo da linha Madrid – Barcelona

Renfe retira oferta Avlo da linha Madrid – Barcelona

29/08/2025 0 Por Joao Cunha

A Renfe anunciou a eliminação da marca Avlo do corredor Madrid – Barcelona já a partir de Setembro, após ver complicada a gestão da sua frota de comboios de alta velocidade. Estreados há pouco mais de um ano, a frota de comboios de tipo Avril, fabricados pela Talgo e pertencentes à série 106, continuam a apresentar inúmeros problemas, entre os quais um grave problema que afecta os bogies instalados no comboio, onde se detectaram fissuras e mesmo fracturas, aguardando solução temporária para repor alguns comboios em serviço (substituindo componentes) e definitiva, para garantir a segurança. Este problema afecta para já de forma mais séria a frota de comboios de bitola fixa 1.435mm.

Além destes, que já estão fora de serviço há algumas semanas, a Renfe está agora também a enfrentar problemas com a frota de comboios Talgo da série 102 (conhecidos como os “patos”), registando instabilidade excessiva no troço Madrid – Calatayud da linha Madrid – Barcelona. Assim, sem outras soluções disponíveis, a Renfe voltará a concentrar na marca AVE toda a oferta deste troço, servida totalmente por comboios de tipo Velaro, da Siemens, deslocados da linha de Sevilha.

As críticas aos problemas de manutenção no troço já mencionado têm-se repetido e parecem afectar com muito mais seriedade a frota Talgo, cuja concepção é radicalmente diferente dos comboios dos outros fabricantes. Certo é que a Renfe tem cada vez mais fragilizada a sua operação, que pensava ter nos Avril um grande reforço para estruturar a sua oferta nos próximos anos e tem a braços a difícil decisão sobre o futuro de tão problemáticos comboios, com todas as implicações que tem na sua posição competitiva face à Ouigo e à Iryo.