Acidente no Elevador da Glória provocou 16 mortos

Acidente no Elevador da Glória provocou 16 mortos

04/09/2025 1 Por Joao Cunha

O final de tarde do dia 3 de Setembro de 2025 será tristemente recordado pelo grave acidente ocorrido no elevador da Glória. Este muito útil meio de transporte da cidade de Lisboa, de base ferroviária, protagonizou um grave acidente cujas causas estão em investigação por parte do Ministério Público, Polícia Judiciária e GPIAAF.

Pouco passavam das 18h quando o elevador iniciava o movimento para mais um ciclo – a cabine do topo a descer e a de baixo a subir. Segundo testemunhas, logo ao início do movimento a cabine de baixo descaiu e ultrapassou os seus trilhos, imobilizando-se imediatamente no sopé da Calçada Glória. O movimento muito brusco provocou, logo aí, alguns ferimentos ligeiros. Mas foi na cabine que se encontrava em São Pedro de Alcântara que o desastre tomou outras proporções, visto que o rompimento do cabo que equilibra ambas as cabines rompeu e, sem aparente acção dos meios de frenagem que equipam estes veículos, se largou calçada abaixo, embatendo contra um prédio no local onde a linha faz uma curva, antes de chegar aos Restauradores.

A violência do embate é visível nas imagens, não tendo sobrado praticamente nada da cabine. A pesada factura de vidas humanas – 16 – é a pior em acidentes ferroviários desde o acidente da Póvoa de Santa Iria, Linha do Norte, em 1986, a que se somam ainda mais 32 feridos, vários dos quais em estado grave. Dois dos falecidos foram declarados já no hospital, não resistindo aos ferimentos.

O país vive um dia de luto nacional já decretado pelo Governo e perante as muitas especulações levantadas por meios de comunicação social e não só, é agora o tempo da investigação encontrar as causas superficiais e profundas para este acidente. Entretanto, os restantes elevadores de Lisboa, também operados pela Carris, estão suspenso para verificações.

O elevador da Glória possuía aparentemente o seu ciclo de manutenção em dia, incluindo grandes revisões a cada quatro anos (última em 2022) e intermédias (última em 2024), para lá dos ciclos de inspecção mensais e semanais.

Links úteis para entender melhor o funcionamento do Elevador da Glória:

Funiculaire 42 places (FUNI 42) de Glória – www.remontees-mecaniques.net

Lisbon — Ascensor da Glória — Urban Electric Transit

[Actualizado às 09:17 de 4 de Setembro com informação adicional sobre número de falecidos]

[Actualizado às 12:30 com links para fontes úteis de informação]

[Actualizado às 09:41 de 6 de Setembro com informação corrigida sobre número de falecidos]