Prosseguem os ensaios na linha da Beira Alta

Prosseguem os ensaios na linha da Beira Alta

24/08/2025 15 Por Joao Cunha

Durante o mês de Agosto têm prosseguido os ensaios no troço entre Pampilhosa e Mangualde, o último que falta reabrir à exploração comercial desde que a linha da Beira Alta encerrou para obras de renovação, em Abril de 2022.

Os últimos ensaios concentraram-se na compatibilidade da infraestrutura de tracção eléctrica, tendo a locomotiva 5607 recebido pantógrafos específicos para testar o correcto alinhamento do fio de contacto, com os limites geométricos pintados nos seus patins de contacto. Esta locomotiva rebocou a 20 de Agosto uma composição Intercidades entre Coimbra-B e Mangualde, utilizando a composição dos comboios IC 511/512 de e para Lisboa.

Ao mesmo tempo continuam a ser efectuadas algumas marchas de certificação de maquinistas, normalmente recorrendo às UTE 2240, passo imprescindível pois as autorizações de linha caducam tipicamente ao fim de 12 meses e já passam praticamente 41 desde o encerramento da linha – mais de quatro vezes mais do prazo previsto pela Infraestruturas de Portugal, próximos dos 44 meses que demorou toda a construção da linha no século XIX.

Espera-se uma reabertura durante o mês de Setembro e ainda se desconhece se a oferta comercial será uma mera réplica da que existia ou se regressarão ideias de evolução conceptual do serviço ao longo deste eixo que pairavam na CP por volta dos anos de 2020-2021. A linha deverá reabrir com velocidades similares às que tinha anteriormente, sem grandes melhorias para a produtividade da exploração comercial de passageiros e até de mercadorias.