
Linhas do Algarve e Oeste vão estrear electrificação em Dezembro
27/09/2025O presidente do Eixo Atlântico, Luís Nobre, confirmou durante este mês que na sequência de conversas com o presidente da CP, o eng. Pedro Moreira, obteve a confirmação de que a actual situação de rotura de carga no comboio Celta Porto – Vigo, com transbordo em Viana do Castelo, tem os seus dias acabados. O motivo é que a CP vai poder finalmente começar a utilizar a tracção eléctrica na linha do Algarve, em toda a sua extensão, e na linha do Oeste entre Lisboa e Malveira.
A previsão de estreia é para o dia de “ano novo ferroviário”, o dia 14 de Dezembro de 2025, dia em que entrará em vigor o horário anual de 2026, como habitualmente no segundo Domingo de Dezembro. Nessa altura, a IP irá começar a permitir a circulação das UTE 2240 entre Vila Real de Santo António e Lagos, e também das UQE 2300/2400 entre Malveira e Lisboa. Em ambos os casos, existirá uma aproximação a horário cadenciado, sendo que no caso da linha do Algarve a novidade importante será a de que a maioria dos serviços regionais passarão a percorrer toda a linha, sem transbordos ou cortes em Faro, com um tempo de viagem a rondar as 2h30. Já no caso da linha do Oeste, é de prever que os serviços regionais sejam encurtados de Meleças para a Malveira, e nessa estação se passem a iniciar alguns dos serviços urbanos para o Rossio – um por hora.
Este movimento permitirá então que as UDD 0450 regressem à linha do Oeste em força, libertas da linha do Algarve, concentrando a norte as últimas UDD 592 alugadas à Renfe, entre as quais se contam as 4 unidades equipadas com ASFA e que podem servir ao percurso Porto – Vigo, repondo então o serviço sem transbordo.
Aguarda-se confirmação oficial da nova oferta comercial nas linhas abrangidas para as próximas semanas.