
União Europeia avança para alta velocidade em todas as capitais europeias
04/10/2025A Comissão Europeia está a ultimar o anúncio de um grande programa de infraestruturas ferroviárias, que deverá ser conhecido a 21 de Outubro. Segundo o comissário da pasta, tratar-se-ão de quase 50.000 quilómetros de rede de alta velocidade – integrando as linhas já existentes – para emular na Europa o conceito de viagens continentais que a China foi desenvolvendo nas últimas duas décadas. Com um custo estimado superior a 500 mil milhões de Euros, os investimentos adicionais necessários serão concretizados ao longo dos próximos 20 anos, e além de ligar todas as capitais europeias tentará também abranger o máximo de cidades com mais de 250.000 habitantes.
Portugal é um dos poucos países de média dimensão que ainda não tem qualquer quilómetro de alta velocidade e que mais terá de acelerar o seu programa, que progride ainda lentamente entre Porto, Lisboa e Madrid.
A Comissão Europeia pretende alocar uma parte relevante dos investimentos em infraestruturas de defesa na rede ferroviária europeia, que estima ser hoje 15 a 20% mais reduzida do que a existente após a 2ª Guerra Mundial. A guerra na Ucrânia e a importância logística assumida pelos caminhos de ferro ligou todos os alarmes no velho continente, hoje com menos rotas aptas a logística de alta capacidade e flexibilidade e que importará vitalizar.