APA chumba troço Porto – Esmoriz da linha de Alta Velocidade

APA chumba troço Porto – Esmoriz da linha de Alta Velocidade

22/12/2025 2 Por Joao Cunha

A Agência Portuguesa do Ambiente pronunciou-se formalmente sobre o RECAPE submetido pelo consórcio AVAN Norte para a construção da linha de alta velocidade entre Porto e Oiã, chumbando a proposta para os subtroços correspondentes ao troço Porto – Esmoriz, o que inclui as alterações propostas da travessia do Rio Douro e a localização da estação de V.N. Gaia.

A APA concluiu que o projecto de execução se distancia criticamente do estudo prévio, nomeadamente ao propor duas pontes em vez de uma – com os respectivos impactos ambientais adicionais – e ao propor uma estação em Vilar de Paraíso em vez de Santo Ovídio sem acautelar acessibilidades similares, tendo até confirmado junto do Metro do Porto que não está nos planos da rede a sua expansão para a localização proposta. Além disto, a APA elenca também a multiplicação substancial de impactos à superfície decorrentes do aumento da cota de passagem da linha, passando fundamentalmente a desenvolver-se à superfície a afectando um número muito superior de edificações e arruamentos.

Como tal, a Agência determinou a não conformidade dos subtroços em causa por não se poderem enquadrar na Declaração de Impacte Ambiental previamente publicada pela APA para o estudo prévio. O processo terá agora de ser retrabalhado pelo consórcio em conformidade com esta decisão, o que certamente determinará um atraso no processo, tendo sido salvaguardada a posição do contratante que havia sido partilhada no estudo prévio.

Palavra agora ao concessionário.