Electrificação entra ao serviço na linha do Algarve
16/01/2026A Infraestruturas de Portugal confirmou a disponibilização da infraestrutura de tracção eléctrica em toda a extensão da linha do Algarve, entre Lagos e Vila Real de Santo António. A possibilidade de oferecer serviço comercial com recurso à tracção eléctrica poderá assim começar a partir de 22 de Fevereiro.
Será o quase culminar de muitos anos de exigências, estudos, projectos e uma obra que demorou muito mais do que o previsto, e que ainda não terminou. De facto, a subestação de tracção eléctrica do Sotavento ainda não estará pronta, o que deverá acontecer ainda até ao final de 2026, o que não impedirá o início das operações em tracção eléctrica. Por clarificar estão as limitações que tal induz, sendo de esperar que apenas material circulante ligeiro, como as UTE 2240, possam circular sem grandes restrições pelo troço entre Faro e Vila Real de Santo António.
A CP já havia previsto iniciar a operação em tracção eléctrica em Dezembro de 2025 e agora deverá confirmar proximamente a data para a mudança de horários e de tracção em toda a linha do Algarve. Existe a forte possibilidade dos serviços do ramal de Lagos passarem a ser todos directos até Vila Real de Santo António, somando-se alguns reforços do lado do Sotavento Algarvio até Faro. Relativamente à possibilidade dos comboios Intercidades irem até Vila Real de Santo António, essa continua adiada à espera das obras de reforço da ponte de Tavira por parte da Infraestruturas de Portugal, empreitada à parte do projecto de renovação e que impede esta melhoria de serviço adicional para já.
Com esta progressão das catenárias a Sul, a frota de UDD 0450 aí em serviço permitirá eliminar os muitos constrangimentos operacionais sentidos na linha do Oeste.
