trainmaniac 25/04/2019

Contrariamente ao previsto, a próxima Trainspotter não será ainda o número que fecha a trilogia sobre a linha do Douro, considerando o atraso nas obras entre Caíde e Marco de Canaveses e que queremos fechar este número com essa intervenção realizada.

Assim, o próximo número é consagrado às locomotivas Euro 4000 – locomotivas diesel de muito elevada potência e que mudaram por completo o panamora nacional – e ibérico – do transporte de mercadorias, coincidindo com a liberalização do mercado e o aparecimento do primeiro operador privado de transporte de mercadorias, a Takargo. Esta edição assinala, simultaneamente, cerca de 10 anos de serviço destas impressionantes locomotivas e também cerca de 10 anos de existência da Takargo, do grupo Mota Engil.

Para mais uma edição muito especial, contamos não apenas com os habituais colaboradores mas acrescentamos ainda a ajuda de muitos aficionados ibéricos que nos ajudaram a retratar estas locomotivas por todos os cantos da península. Além destas colaborações, contámos com a inexcedível disponibilidade e simpatia da Takargo, que nos permitiu traçar com muito mais precisão e interesse a carreira destas locomotivas e o próprio percurso da empresa. Falámos com maquinistas, acedemos a estatísticas com grande interesse e acompanhámos um comboio de mercadorias da empresa, para melhor rechear o décimo número impresso da Trainspotter.

O número que vos chegará às mãos vai continuar a assegurar páginas de muita cor e variedade, acompanhando os textos ricos com ilustrações abundantes destas locomotivas ao serviço um pouco por todo o lado e com as mais variadas composições de mercadorias, muitas das quais que constam entre as mais pesadas composições alguma vez operadas em Portugal em tracção simples.

Como sempre, a venda é assegurada pela APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro, sendo os seus lucros orientados para os projetos de preservação e desde logo, atualmente, o restauro da automotora Nohab 0111 do Museu Nacional Ferroviário. A pré-venda iniciou-se entretanto e oferece o habitual preço promocional de 10,90€ e garantia de disponibilidade, estando em curso até 31 de Maio de 2019.

A revista pode ser comprada na loja online da APAC: https://www.caminhosdeferro.pt/loja/

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Mostrar botões
Esconder botões