pedroandre 08/09/2019

Edição nº 107

Na edição de Agosto visitamos a estação do Pinheiro na Linha do Sul, um local com tanto de recôndito quanto de relevante para a operação ferroviária no sul do país e que, contrariando o marasmo tradicional na rede ferroviária nacional, tem registado alterações muito relevantes  nas últimas décadas que melhoraram significativamente a exploração ferroviária.

Já na actualidade sobre carris, o grande destaque vai para o aguardado regresso das locomotivas 1550 ao serviço pelas cores da Takargo, com a 1565 a deslocar-se em Julho para revisão.

Do lado da infraestrutura, numa altura em que se reduziam as frentes de obra no terreno com as inaugurações das electrificações no Minho e Douro, o Governo reanimou o Ferrovia 2020 com o lançamento de concurso para empreitadas relevantes na Linha do Oeste e na Linha da Beira Alta.

Trazemos ainda um apontamento histórico relativo a uma fotografia do princípio do século XX em ambiente ferroviário e o João Cunha assina um artigo de opinião sobre os planos operacionais para a CP no curto prazo.

2019-08

Nota: para fazer download, utilizar o botão com uma seta para baixo no canto superior direito.

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*

Mostrar botões
Esconder botões