Eslovénia vai iniciar substituição das locomotivas 363
15/10/2025A empresa eslovena SŽ-Tovorni, a divisão de transporte de mercadorias do operador estatal local, vai começar já este ano a ensaiar as novas locomotivas da série 542 que adquiriu há alguns meses à Alstom – o novo modelo Traxx 3 MS. Ao todo, trinta locomotivas multitensão e aptas a vários países foram encomendadas para substituir parte das locomotivas 363, de fabrico Alsthom, em 1975, da numerosa família de locomotivas “Nez Cassé”, assim conhecidas pelo seu icónico desenho.
A primeira locomotiva, 542.001, já efectuou uma primeira marcha de ensaio na Alemanha, entre Kassel e Fulda, e deverá dirigir-se nos próximos meses para a Eslovénia para iniciar processos de autorização e formação, que devem ser relativamente rápidos dado que este modelo de locomotiva está muito presente na geografia ferroviária europeia e a integração dos caminhos de ferro eslovenos na rede europeia é total.
Coincidindo com a prevista abertura da variante de Koper, o acesso a um dos mais movimentados portos europeus e onde o caminho de ferro tem mais expressão, a empresa eslovena prevê reduzir substancialmente a utilização das suas locomotivas 363, contingente de 38 unidades actualmente (37 em serviço), devendo apenas ficar em serviço um pequeno lote após a recepção de todas as locomotivas Traxx.
A SŽ-Tovorni é hoje detida a 51% pela SZ e a 49% pela empresa checa EP Logistics International. Ao todo, cada uma das novas locomotivas custou 4,99 milhões de Euros.

