Trainspotter I – O Comboio Presidencial

Trainspotter I – O Comboio Presidencial

01/10/2016 1 Por Joao Cunha

Edição Impressa I – Setembro de 2016

O Comboio Presidencial

A primeira edição impressa da revista Trainspotter foi publicada no início de Outubro de 2016. A revista abordou o Comboio Presidencial, a magnífica composição que serviu a Presidentes da República e acabou depois partida e dividida pelo país, antes de ser recuperada – alguns veículos quase a partir do zero.

Pertença do acervo do Museu Nacional Ferroviário e recuperado através de um projeto que reuniu Museu Nacional Ferroviário e EMEF com fundos europeus da região Centro, o Comboio Presidencial é hoje em dia a memória viva dos mais selectos e especiais veículos ferroviários portugueses, sendo uma das pérolas da colecção em exposição no interior do Museu, no Entroncamento.

Depois de servir chefes de Estado e ministros, o comboio encontrou no seu restauro também uma grande oportunidade de se abrir a novos mercados. De iniciativas próprias do Museu até a projetos turísticos como o de refeições de luxo a bordo deste comboio enquanto se ladeia o Rio Douro, o Comboio Presidencial mostra atributos para não ser apenas uma peça estática mas para ser uma memória viva de uma página ilustre da história dos caminhos de ferro nacionais.

A edição, com 60 páginas a cores, contou com a colaboração de mais de dez autores e a sua pré-venda decorreu entre os meses de Agosto de 2016 e Setembro de 2016.