
Trainspotter XIII – Edição Especial dos 165 anos dos Caminhos de Ferro
28/10/2021Uma edição muito especial da Trainspotter impressa – celebrando os 165 anos dos Caminhos de Ferro, o novo número é editado com capa dura, mantendo o formato A4 mas contendo até cerca de 200 páginas de muita informação sobre as últimas três décadas da ferrovia nacional.
A escolha deste período não é um acaso – na celebração desta data são muitas vezes lançados títulos que abordam os primórdios deste meio de transporte, mas ainda não existe uma sistematização completa do período que inclui os anos de 1991 a 2021, trinta anos de enormes mudanças.
Iniciando-se simbolicamente na inauguração da ponte de São João, que celebrou em 2021 os trinta anos de idade, a revista aborda toda a reestruturação do sector como contexto histórico para o que se seguiu. Sendo certo que no patamar da competitividade a posição do meio ferroviário permaneceu frágil, foram três décadas de evoluções sem par ao nível da segurança e da electrificação, sinónimos de uma eficiência reforçada e de uma confiabilidade inédita do sistema, que chegou a 1991 na ressaca da sangrenta década de 80.
Esta edição passa em revista todas as grandes alterações do período – as boas, as más e as que ainda não se podem qualificar – e não se cinge à ferrovia pesada, sendo feito um resumo do que de mais importante se passou na área metropolitana de Lisboa e na área metropolitana do Porto, onde os sistemas de ferrovia ligeira continuaram uma expansão assinalável.
É assim que vos convidamos para se associarem a nós na celebração dos 165 anos dos caminhos de ferro. Até ao dia de Natal, a nova edição da Trainspotter está em pré-venda a preço promocional e garantindo reserva de stock, como habitualmente na loja da APAC: Trainspotter – Versão Impressa – APAC – Loja Online (caminhosdeferro.pt)
O preço de venda normal será de 25€, mas em fase de pré-venda é de apenas 22€, um preço muito em conta considerando as dimensões da obra. Como sempre, cedemos os lucros da edição para o trabalho de preservação ferroviária da APAC, onde parte da nossa equipa está também empenhada, e onde se destaca a finalização que se avizinha do restauro da automotora Nohab 0111. Ajude-nos a salvar património ferroviário enquanto desfruta da ferrovia nacional!