Pedro André 1978-2024

Pedro André 1978-2024

16/05/2024 7 Por Joao Cunha

Partiu aos 16 dias de Maio de 2024 o nosso amigo Pedro André, fundador e maior motor da revista Trainspotter há década e meia. O Pedro faleceu no hospital de Faro após uma intensa luta cujo desfecho triste anunciamos. A nossa equipa endereça as condolências à família do Pedro e restantes amigos.

O Pedro foi para nós o maior motivador para que na última década e meia tenhamos deixado ao país o mais detalhado e gráfico acompanhamento dos caminhos de ferro portugueses. O Pedro André nunca o fez por protagonismo, que aliás procurava evitar, mas pela relevância de deixar para o futuro o retrato deste meio e pelo prazer de o fazer no seio de um grupo de amigos de duas décadas. Essa motivação cristalina permitiu fazer da Trainspotter um documento único e que rivaliza com a histórica Gazeta dos Caminhos de Ferro, que no seu tempo cumpriu papel similar.

Estamos naturalmente em choque. O Pedro mais do que o nosso editor, era um grande amigo de todos. Dos mais leais, fiéis e íntegros que se podem ter.

É impossível substituí-lo. Mas é possível recordá-lo sempre e para sempre, como figura cimeira da documentação da história dos caminhos de ferro portugueses.

A equipa passou os últimos meses a torcer pelo Pedro e agora iremos, pelo menos uma última vez, trabalhar numa nova edição da Trainspotter que o honre. Não terá o mesmo brilho nem a mesma competência, mas é o mínimo que nos resta fazer.

Até sempre, Pedro.