Pedro André 1978-2024

Partiu aos 16 dias de Maio de 2024 o nosso amigo Pedro André, fundador e maior motor da revista Trainspotter há década e meia. O Pedro faleceu no hospital de Faro após uma intensa luta cujo desfecho triste anunciamos. A nossa equipa endereça as condolências à família do Pedro e restantes amigos.

O Pedro foi para nós o maior motivador para que na última década e meia tenhamos deixado ao país o mais detalhado e gráfico acompanhamento dos caminhos de ferro portugueses. O Pedro André nunca o fez por protagonismo, que aliás procurava evitar, mas pela relevância de deixar para o futuro o retrato deste meio e pelo prazer de o fazer no seio de um grupo de amigos de duas décadas. Essa motivação cristalina permitiu fazer da Trainspotter um documento único e que rivaliza com a histórica Gazeta dos Caminhos de Ferro, que no seu tempo cumpriu papel similar.

Estamos naturalmente em choque. O Pedro mais do que o nosso editor, era um grande amigo de todos. Dos mais leais, fiéis e íntegros que se podem ter.

É impossível substituí-lo. Mas é possível recordá-lo sempre e para sempre, como figura cimeira da documentação da história dos caminhos de ferro portugueses.

A equipa passou os últimos meses a torcer pelo Pedro e agora iremos, pelo menos uma última vez, trabalhar numa nova edição da Trainspotter que o honre. Não terá o mesmo brilho nem a mesma competência, mas é o mínimo que nos resta fazer.

Até sempre, Pedro.

11 comentário

  1. Enquanto leitor devo dizer que fiquei em choque com a notícia. Sei que a revista tem estado parada por motivos pessoais relacionados com um dos editores, porém até à data não me tinha apercebido em concreto o que tinha acontecido.
    Resta-me deixar uma palavra de agradecimento ao Pedro por ter trazido ao mundo digital uma fantástica revista ‘online’ que muito tem feito as delícias dos entusiastas dos caminhos-de-ferro, nomeadamente no que diz respeito a atualidades ferroviárias.
    Ao Pedro André deixo uma palavra de agradecimento, onde quer que esteja, e expresso as minhas condolências à família enlutada e à restante equipa editorial da Trainspotter que o acompanhou ao longo de 14 anos da revista.
    Até sempre, Pedro.

  2. Sem duvida uma importante perda na equipa redactorial desta prestigiada revista, a família os meus pêsames, aos outros colaboradores da revista animo para continuar a divulgar todas as vertentes no panorama.
    Muita força.

  3. Ao Pedro André que julgo não ter conhecido pessoalmente, o meu muito obrigado pelo trabalho que nos deixou a todos quantos gostamos dos Caminhos-de-Ferro.
    À família e a todos os seus amigos endereço os meus sentimentos e pesar pela perda.

  4. Muito obrigado por tudo, Pedro André, apesar de não o conhecer, sentia-o companheiro de ideais. Os meus sentidos pêsames à família e amigos.

  5. Talvez uma das melhores revistas que se fazem em Portugal e que espero que continue. Ao Pedro um grande obrigado e que descanse em paz.

  6. Um obrigado ao Pedro por partilhar connosco a paixão pelos comboios.

  7. Um grande abraço à equipa, um muito obrigado ao Pedro pelas fotos que me deliciaram.
    Os meus sentimentos à familia e amigos e eterno descanso a esse grande senhor.

    Os meus votos pela continuação

  8. Os meus sentimentos a toda família do Pedro e que descanse em paz.

  9. Minhas condolências à família do Sr. Pedro André. Acompanho as notícias ferroviárias de Portugal desde 2017, estive desde então em vosso país em duas ocasiões com a minha esposa e utilizei os comboios da CP em nossas andanças pelas terras lusitanas. Aprendi e ainda aprendo muito lendo os excelentes artigos do Portugal Ferroviário. Com pesar de Salvador, Bahia, Brasil.
    Alexandre Santurian