IC 572 quebrou engate em andamento
14/10/2025No dia 13 de Outubro, o Intercidades 572/3 que ligava Lisboa a Faro teve um sério incidente à saída da estação de Grândola, quando a ligação entre duas carruagens quebrou e separou a composição. A consequência imediata foi a automática imobilização de todos os veículos e a necessidade de socorrer a composição, neste caso através de uma locomotiva de tipo Euro 4000 da Medway que fazia um serviço de transporte de minério vinda de Neves Corvo e se encontrava nas imediações.
O tema, também reportado no jornal Público – Intercidades que ligava Lisboa a Faro perdeu uma carruagem durante a viagem | Comboios | PÚBLICO – viu serem divulgadas imagens nas redes do sucedido, onde na realidade se percebe que não foi o engate em si que quebrou, mas antes a amarração do mesmo numa das carruagens de tipo Corail, que partiu, apontando para um tema mais estrutural do que habitualmente neste tipo de incidências – extremamente raras em comboios de passageiros, dadas as ligeiras cargas rebocadas e os baixos esforços resultantes.
O GPIAAF irá seguramente analisar o sucedido, que levanta interrogações válidas sobre a saúde estrutural do parque Intercidades, composto por 102 carruagens, das quais 45 fabricadas originalmente pela Sorefame entre 1967 e 1968 e as restantes, de tipo Corail, entre 1985 e 1987.
Felizmente não houve danos a registar dado que não existia nenhum passageiro sobre a intercirculação afectada no momento do incidente.

