Regionais do Minho trocam de frota a partir de Dezembro
22/10/2025Depois de um ano de rumores, confirma-se com a publicação dos novos horários para 2026, válidos a partir de 14 de Dezembro de 2025, a troca de composições para realizarem os comboios regionais da linha do Minho. A motivação é a poupança de unidades UTE 2240, que actualmente ali prestam serviço, que serão necessárias para a operação electrificada da linha do Algarve.
A solução encontrada é o recurso a composições de máquina e carruagem, solução ausente há praticamente vinte anos para este tipo de serviços que param em todas as estações e apeadeiros. Assim, a CP vai recorrer às locomotivas 2600 já ao serviço dos comboios Interregionais da linha, uniformizando a tracção dos comboios da Linha do Minho. Às 2600 apenas escapará, naturalmente, o comboio Celta Porto – Vigo, que voltará a circular regularmente sem transbordo em Viana do Castelo.
Perante a exiguidade do parque de carruagens Arco, prevê-se a afectação de pelo menos algumas carruagens não climatizadas libertadas da linha do Douro, que poderão até complementar as carruagens Arco. A nova operação obrigará a manobras mais frequentes, para inverter a posição das locomotivas, pelo que se prevê a existência de locomotivas de reserva em Valença e Nine, sendo que nesta última é mesmo imprescindível dada a maior dificuldade imposta pelo layout da estação para realizar a dita manobra sem o recurso a uma segunda locomotiva.
Apesar das menores prestações para este tipo de serviços desta solução operacional quando comparada com automotoras ligeiras como as que ali circulam hoje, os horários para 2026 não indicam uma degradação dos tempos de viagem, estando ganhos e perdas de tempo fundamentalmente relacionados com condicionantes dos novos canais horários, como a alteração de locais de cruzamento e respectivos tempos de espera.
Ao mesmo tempo, os horários para 2026 prevêem a reactivação da linha do Douro para dia 2 de Abril de 2026, mantendo no essencial o esquema operacional já que, recorde-se, a electrificação apenas deverá entrar ao serviço em 2027, após a segunda interdição total de tráfego que está prevista para o Outono e Inverno de 2026/27.

