Eslovena SZ encomendou locomotivas e carruagens

Eslovena SZ encomendou locomotivas e carruagens

21/12/2025 0 Por Joao Cunha

Foi assinado no dia 15 de Dezembro um contrato há muito aguardado para renovação do parque internacional da companhia SZ-Passenger, a estatal eslovena. Para fazer face às suas obrigações no contexto das cooperações internacionais para ligações Eurocity e não só, a SZ vai adquirir quatro locomotivas multi-sistema e vinte novas carruagens, que substituirão quase na íntegra o parque actual formado de um punhado de locomotivas de fabrico italiano (as SZ 342, fabricadas pela Ansaldo Breda em 1968) e por carruagens já antigas, que percorrem não apenas os carris eslovenos mas chegam até à Áustria, Sérvia, Turquia, Hungria e Croácia, entre outros.

As locomotivas são de fabrico Siemens e tratam-se de quatro Vectrons aptas à Eslovénia, Itália, Áustria, Croácia, Hungria, Chéquia, Eslováquia, Alemanha e Sérvia, e atingirão a velocidade máxima de 200 km/h, contando com sistema embarcado ETCS de protecção ao comboio. Juntar-se-ão assim às mais de 2.900 Vectrons já fabricadas pela Siemens ou em encomenda.

No que toca as carruagens a surpresa é maior, tendo sido adjudicadas à Magyar Vagon (Mávag), da Hungria, empresa que ainda recentemente esteve interessada em adquirir a Talgo. As carruagens serão autorizadas aos mesmos países e serão por isso parte dos vários comboios Eurocity e Euronight que atravessam a Eslovénia. Destas, 15 serão de lugares sentados e cinco com espaços mistos, nomeadamente para albergar PMR. Contarão com todas as comodidades habituais no transporte europeu, como Wifi de alta potência, carregadores USB e velocidades até 200 km/h. A Mávag parece ter apostado forte neste contrato, que pode marcar um regresso à primeira linha de fornecimentos a nível europeu num segmento tradicionalmente servido por poucos fabricantes.

Ao todo, a Eslovénia vai investir 43 milhões de Euros nestes contratos. As locomotivas deverão entrar em serviço a meio de 2027 e as carruagens a meio de 2028.